Terça, 10 Setembro 2019 08:36

EM TRIBUNA

Em sessão realizada nesta segunda (09), os Vereadores usaram de seu tempo em tribuna para defender ideias, projetos e reivindicações em benefício da população.

Vereador Amalec da Costa (PSDB) – O parlamentar usou do seu tempo em tribuna para cobrar quanto à atuação da empresa concessionária de energia elétrica, Energisa. De acordo com o Vereador, a empresa vem atuando de forma que está prejudicando a população de Ariquemes. Amalec afirmou que a empresa está efetuando o corte do serviço de energia elétrica sem que o usuário tenha uma conta vencida, antes dos trinta dias. Também destacou que a empresa não notifica o cliente e já efetua o corte, além de oferecer o um serviço de baixa qualidade. De acordo com o Vereador, a empresa vem descumprindo uma legislação estadual e, desrespeitando a Lei Nº1783/2007, fazendo cortes nos finais de semana e feriados. Situação que vem prejudicando o município de Ariquemes.

Vereador Pastor Eronildo (PRB) – Destacou sobre uma reunião com o Deputado Laerte Gomes (PSDB), Presidente da Assembleia Legislativa, disse que protocolou um pedido de um veículo para atender a Associação AGRICOM, da LC. 65, da BR421. O Vereador ressaltou que o pedido feito ao Presidente da Ale é para ajudar os agricultores que trazem seus produtos para serem vendidos na feira do setor 06. Também disse que esteve com o Diretor do DER, e que na oportunidade foi solicitado o cascalhamento do B40, que liga a BR421 à LC-80.

Vereador Joel da Yamaha (DEM) – Disse que da última vez que esteve em Brasília protocolou um ofício com os Senadores Marcos Rogério (DEM) e Senador Confúcio Moura (MDB), para que os mesmos intercedessem junto ao Ministro da Saúde para que pudesse ser realizado dois Revalidas. O Vereador disse que já fazia dois anos sem a prova validação do diploma para quem se forma em medicina em outro país. O parlamentar disse ainda que, depois da intermediação junto aos senadores, o Ministro da Saúde confirmou duas provas por ano.

Vereador Nairton da Saúde (PROGRESSISTA) – Falou da visita que fez à Escola Pingo de Gente a qual está precisando de uma reforma no pátio. Falou da possibilidade de angariar recursos para atender a instituição, através de emenda parlamentar.

Vereador Natan Lima (PTB) – Ressaltou que acompanhou os trabalhos de campo da Secretaria de Agricultura, na execução do Programa Propriedade Produtiva, o parlamentar disse que disponibilizou uma emenda parlamentar de R$21 mil, para custear horas máquinas de agricultores. Destacou a importância do projeto para ajudar os pequenos produtores. Também ressaltou sobre o projeto de sua autoria, que almeja implantação de hortas comunitárias, o qual já está em execução.

Vereador Rafael Bento Pereira (DEM) – Ao se pronunciar em tribuna, o parlamentar enfatizou sobre seus projetos que estão em tramitação na casa de leis, um dos destaques é o Projeto de lei que autoriza a população a implantar um aparelho na tubulação de água, para que possa eliminar a passagem de ar no relógio, que segundo o Vereador, faz a conta do usuário aumentar gradativamente. Outro projeto que o Vereador disse que breve será apresentado para apreciação dos colegas, é o da proibição do corte de energia e água nos finais de semana, ou feriados. O parlamentar disse que o projeto pretende que o cliente poderá ter até noventa dias, após o vencimento dos débitos para quitar suas dívidas, sem que tenha o serviço interrompido.

Vereador Zul Pinheiro (PTB) – Defendeu sobre um projeto que está em tramitação na Câmara, o qual pretende disponibilizar a quem pretende empreender, possa retirar um alvará provisório, o qual terá validade de até seis meses, para que já trabalhando o empreendedor possa buscar sua regularização junto aos órgãos competentes.