Acessibilidade

Câmara aprova projeto do vereador Rodrigo Saulinho contra roubo de materiais metálicos em Ariquemes

Câmara aprova projeto do vereador Rodrigo Saulinho contra roubo de materiais metálicos em Ariquemes

Em uma iniciativa para combater o crescente problema de roubo e receptação de materiais metálicos, a Câmara de Ariquemes aprovou na segunda-feira (03) um projeto de lei, de autoria do vereador Rodrigo Saulinho (Republicanos), que autoriza o Poder Executivo a implementar medidas administrativas rigorosas.

A nova lei prevê penalidades para qualquer pessoa jurídica ou física que adquirir, distribuir, armazenar, estocar, portar, transportar, vender ou expor à venda, revender, reciclar, trocar, usar ou compactar fios metálicos, também faz parte dos materiais, os geradores, baterias, transformadores e placas metálicas, provenientes de furtos. Entre as punições estão à perda do alvará de funcionamento, o fechamento do estabelecimento e a extinção do CNPJ, no caso de pessoa jurídica.

De acordo com o projeto, os estabelecimentos como ferro velhos, são obrigados a emitir nota fiscal conforme a legislação vigente, garantindo a rastreabilidade dos materiais comercializados.

As penalidades incluem multas que variam de dez mil a dez milhões de reais, perda do alvará, e cancelamento da inscrição no cadastro de contribuintes ICMS. Sócios de conglomerados econômicos envolvidos poderão ser impedidos de constituir novas empresas no município por um período mínimo de cinco anos.

Ascom/CMA