Vereadores aprovam requerimento cobrando esclarecimentos sobre atendimentos especializados em Porto Velho
Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (16), em sessão ordinária, o Requerimento n.º 28/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador Filipe Rozique (União Brasil), que solicita informações à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, sobre a falta de atendimentos médicos especializados em cardiologia com hemodinâmica e neurocirurgia no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho.
Segundo dados do Sistema de Regulação (Sisreg), até maio de 2024, havia 295 pacientes aguardando por procedimentos em hemodinâmica, sendo 291 para cateterismo cardíaco. Ainda conforme a redação do texto aprovado pelos vereadores, mesmo com estrutura física e equipamentos disponíveis no hospital, a ausência de profissionais especializados tem impossibilitado a realização de alguns procedimentos, colocando vidas em risco.
O presidente Filipe Rozique, autor do requerimento, destaca que a deficiência no serviço impacta diretamente Ariquemes e os municípios do Vale do Jamari, que dependem da capital para a realização de procedimentos de média e alta complexidade. Diante disso, o requerimento cobra informações sobre ações de fiscalização, relatórios técnicos, audiências públicas e previsão para retomada dos atendimentos.
Assessoria de Comunicação Social |CMA