Segunda, 28 Agosto 2023 15:24

Câmara de Ariquemes promove Audiência Pública para debater descentralização da saúde na região

Através de uma solicitação dos vereadores que compõem a Comissão de Saúde da Câmara de Ariquemes, a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, realizou na última sexta-feira (25), audiência pública, para tratar sobre os Atendimentos da Saúde de Média e Alta Complexidade, na região do Vale do Jamari.

O evento foi presidido pela Deputada Cláudia de Jesus (PT), e contou com a participação de diversas autoridades do estado, secretários municipais de saúde dos nove municípios vizinhos, vereadores, e a população. Representando a Câmara de Ariquemes, participaram os vereadores, Presidente Renato Padeiro (Patriota), Lano Matias (Republicanos), Ricardo Medeiros (Republicanos), Loro (PSDB), Natan Lima (PTB), Ten. Valentin (UB) e Jorge Camelô.

A audiência trouxe discussões importantes quanto aos atendimentos na área da saúde, oferecido à população da região. Dentre os assuntos abordados, a descentralização e a regionalização dos serviços de saúde ganharam destaque.

Outro ponto bastante enfatizado pelos populares e autoridades, foi à paralisação das obras do Hospital Regional de Ariquemes, paradas há cerca de sete (7) anos.

Representando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Diretora Executiva Michele Dutra, esclareceu sobre os cinquenta (50) leitos de UTIs de Ariquemes, que são financiados pelo Governo do Estado. A diretora informou que do montante de R$ 23 milhões, repassados à região do Vale do Jamari, o Governo Federal contribui com apenas R$ 10 milhões.

Michele disse ainda que o governo busca reduzir a fila de cirurgias eletivas, que já conta com aproximadamente 35 mil pessoas, no estado. Ainda de acordo com a representante da Sesau, a meta é acabar com a fila para procedimentos cirúrgicos eletivos nas especialidades de urologia, ortopedia e cirurgia geral.

A audiência foi finalizada com um acordo para que busquem melhorias nos atendimentos do sistema de saúde do Vale do Jamari.