Terça, 19 Setembro 2023 08:32

Projeto do Vereador Chico Pinheiro institui política municipal de combate ao racismo

Os vereadores aprovaram na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 18, o Projeto de Lei nº3443/23, de autoria do Vereador Chico Pinheiro (MDB), que institui a política municipal “Vini Jr”, de combate ao racismo, nos estádios e arenas esportivas no Município de Ariquemes.

De acordo com a redação do PL, a criação da política municipal de combate ao racismo, busca transformar os espaços esportivos da cidade, em locais de acolhimento da população.

O projeto leva o nome do jogador de futebol Vinícius Jr, popularmente conhecido como Vini Jr. O esportista sofreu constantes ataques de racismo durante partidas de futebol, na Espanha.

A proposta aprovada pelos vereadores torna obrigatório nas atividades esportivas realizadas em estádios e arenas no Município de Ariquemes, algumas ações que venham inibir discriminação racial.

Os eventos esportivos terão que divulgar campanhas educativas de combate ao racismo no intervalo, ou antes das competições esportivas e culturais. Também deverão disponibilizar a divulgação das políticas públicas voltadas para os atendimentos às vítimas de racismo.

Ainda conforme o projeto, caso ocorra qualquer denúncia de discriminação racial, durante a realização de partidas esportivas, a competição deverá ser interrompida pelo tempo necessário, para que as autoridades presentes possam tomar as providências cabíveis.

Para o proponente do projeto, Vereador Chico Pinheiro, a medida busca enfrentar o racismo nos estádios e nas arenas esportivas, através de medidas concretas de anti racismo, como a criação do “Protocolo de Combate ao Racismo” que visa a possibilidade das autoridades esportivas de eventos realizados no Município de Ariquemes, a terem a obrigatoriedade de seguir um rito que propiciará a não anuência do poder público com práticas racistas.