Sábado, 20 Abril 2024 15:11

Vereadores participam de audiência pública para debater sobre CONAE 2024 e PNE 2024-2034

Na noite de sexta-feira (19), a Câmara de Ariquemes promoveu audiência pública para debater sobre a Conferência Nacional de Educação (CONAE) de 2024 e o novo Plano Nacional de Educação (PNE), para o período de 2024 a 2034.

A audiência, proposta pelo vereador Tenente Valentin (União Brasil), reuniu representantes políticos, incluindo o presidente da Câmara, Renato Padeiro (União Brasil), e os vereadores Rodrigo Saulinho (Republicanos), Chico Pinheiro (União Brasil), Tiago Viola (PL) e Rafaela do Batista (Podemos).

Além dos membros do legislativo municipal, também marcaram presença o deputado federal Thiago Flores (Republicanos), deputada estadual Drª Taíssa (Podemos), Secretária Municipal de Educação, Sandra Neves, e uma grande participação popular.

A audiência contou com a contribuição de palestrantes especializados, cada um trazendo uma perspectiva única para a discussão.

João Alberto da Cunha Filho trouxe à tona o tema "O PNE 2024 e o fim da autonomia educacional de Estados e Municípios", levantando questões sobre os desafios enfrentados pelas esferas estaduais e municipais diante das políticas educacionais nacionais.

O professor Aramis Cláudio Cunha de Barros abordou “O Alerta de Yuri Bezmenov ao Ocidente”, destacando a importância da vigilância e da compreensão dos desafios geopolíticos que podem afetar diretamente o sistema educacional brasileiro.

Cássia Queiroz trouxe à tona a discussão sobre "A tomada do poder por meio do Sistema Nacional de Educação", alertando para possíveis cenários de centralização do poder e os impactos que isso pode ter na autonomia das instituições educacionais locais.

Com base nas discussões durante a audiência, um relatório será redigido e encaminhado para Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.